Na criação de um personagem você precisa ter algumas percias que te ajudam em batalhas elas são obrigatorias e são as premeiras coisas que devem pedir para aprenderam ao entrarem em um time o sensei de vocês não ira lhe ensinar direto vc que deverá pedir atras dessas possibilidades.Para você ter direito a uma pericia terá que ter um nivel de habilidade que atenda o requisito da pericia ou para aprender algumas pericias você deve pedir ao seu sensei treinamentos especificos e/ou missões para seren realizadas e que tenham essas pericias.As pericias são importantes para decidir o nivel de suas habilidades para realizarem jutsu de maior poder sem as pericias vocês não poderam utilizar jutsu com maior força que dependem do nivel de habilidade.Veja as pericias a seguir:
Teste resistido
Um teste resistido se origina quando uma perícia é desafiada por outros exemplos:
Armadilhas (armar) x Armadilhas (desarmar), Disfarce x Sentir Motivação,
Esconder-se x Prontidão, Furtividade x Prontidão,
Hipnose/Interogatório/Intimidação/Lábia/Sedução x Sentir Motivação, Rastreio
(para esconder pegadas) x rastreio (para achar pegadas) entre outros que cabe ao
mestre decidir, e obtém sucesso aquele que tiver o maior número no teste
resistido.
Teste Competitivo
Um teste competitivo se origina quando duas pessoas estão disputando certa
circunstância exemplos: Uma competição de natação, Natação x Natação, Uma 12
prova de conhecimentos, Conhecimentos x Conhecimentos entre outros onde cabe
ao mestre decidir em quais circunstâncias aplicá-las.
Teste Padrão
O teste padrão sempre terá uma ND como alvo, sempre decidida pelo mestre,
obtendo o seguinte parâmetro:
Nível de Desafio Ocorrência
4 e 5 Fácil
6 e 7 Médio
8 e 9 Difícil
10 Excepcional
Cabe ao mestre decidir em qual ocorrência a circunstância se adentra. Para maior
facilidade seria interessante anotar todas as ND que possivelmente irão aparecer
durante a aventura, para não haver discussões.
Acrobacia
Você pode mergulhar no vazio, rolar, saltar, amortecer sua queda enquanto cai,
passar pelos oponentes sem ataques de oportunidade ou apenas entreter as
pessoas.1 habilidade
Adestrar Animais
Você pode treinar animais domésticos e alguns animais selvagens para fazer
truques simples, como andar, parar sentar guardar, atacar e entre outros.4 habilidade (exeto inuzucas)
Armadilhas
Você sabe armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção. Para
armar uma armadilha, explosivos ou aparelhos de detecção, basta fazer um teste
normal e para desarmar uma armadilha você deverá obter sucesso em um teste
resistido de perícia, contra a ND do alvo que armou a armadilha. Dependo da
situação você recebe bônus ou penalidades. 3 habilidade
Arrombamento
Você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas. 1 habilidade
Arte da Fuga
Utilizada para escapar de amarras ou algemas, rastejar por espaços apertados
entre outros. 3 habilidade
Atuação
Você consegue simular emoções que não está sentindo, para a vítima perceber
deverá superar a ND da atuação com um teste de sentir motivação, dependendo da
situação bônus e penalidades podem ser dadas. 2 habilidade
Código Morse
Você sabe transmitir e receber mensagens compostas por pontos, traços e sons
similares. 2 habilidade
Concentração
Em meio a um combate ou situação desesperadora você consegue ficar paciente, e
realizar certas ações como fazer um jutsu mais facilmente, uma perícia entre
outros. 4 habilidade
Conhecimentos
Esta perícia abrange um leque enorme de opções que podem ser aprendidas no dia a
dia, ou com um pouco mais de dedicação na área, aqui vai alguns exemplos:
(Astronomia, Biologia, Ciências Proibidas, Geografia, História, Meteorologia,
Psicologia, Engenharia, Eletrônica, Mecânica, Computação, Medicina entre outros).
Pesquise e converse com o mestre para tirar dúvidas e aproveitar o seu
conhecimento de forma adequada. 6 habiliadade
Criptografia
Você sabe criar e decifrar mensagens secretas, que estejam com algum tipo de
código secreto ou apenas charadas. 3 habilidade
Diplomacia
Essa perícia é usada para persuadir o guarda a permitir que você veja alguma
pessoa importante, negociar entre países que estejam em guerra. A diplomacia
inclui etiqueta, boas maneiras, tato, sutileza e palavras bem colocadas. 2 habilidade
Disfarces
Você sabe parecer outra pessoa ou apenas ocultar a sua própria aparência, uma
vítima a ser enganada tem direito a um teste resistido de sentir motivação para
não cair neste truque. 3 habilidade
Equilíbrio
Você consegue manter o equilíbrio enquanto caminha na corda bamba, sobre uma
vigia estreita ou em terreno irregular. 2 habilidade
Escalar
Você sabe escalar em montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios. 3 habilidade
Esconder-se
Essa perícia é usada para sumir nas sombras, se espreitar em certos lugares sem
ser notado ou utilizar alguma camuflagem. 3 habilidade
Furtividade
Essa perícia é usada para se aproximar sem ser notado por um inimigo, ou para sair
sem ser observado de forma sigilosa. 4 habilidade
Hipnose
Você pode afetar a mente de uma pessoa e torná-la mais fácil de manipular. 7 habilidade
Interrogatório
Com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma
pessoa o que deseja. 8 habilidade
Intimidação
Igual à Lábia, mas usa ameaças em vez de conversa amistosa. 6 habilidade
Lábia
Você convence as pessoas com muita bajulação e conversa mole. 5 habilidade
Leitura Labial
Você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua
boca. 5 habilidade
Linguagem de Sinais
Você pode se comunicar sem som, apenas com gestos. 7 habilidade
Lutar ás cegas
Você foi treinado, para situações de combate que não exigem apenas a visão mas
também os outros sentidos, em situações em que você se encontre cego o nível
desta perícia será sua nova habilidade. 10 habilidade
Primeiros Socorros
Você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas
que se deve fazer ou NÃO fazer em caso de acidentes com vítimas. 9 habilidade
Prontidão
Você está atento em todas as suas direções, sempre vigilante para não ser pego
desprevenido, conseguindo notar a presença oculta dos inimigos ou outras
circunstâncias. 7 habilidade
Rastreio
Você sabe seguir pistas e pegadas ou esconder seus rastros. 9 habilidade
Saltar
Você sabe com muita precisão o tempo certo para pegar impulso e projetar sua
trajetória, para melhor desempenho. 4 habilidade
Sedução
Você sabe fingir sentimentos românticos com relação à vítima.
Senso de Direção
Você consegue, distinguir as direções através de estrelas, o sol ou apenas instinto. 8 habilidade
Sentir Motivação
Você consegue notar se uma pessoa, está atuando tentando lhe ludibriar, saber se
uma pessoa está mentindo ou distinguir os seus sentimentos. 7 habilidade
Sobrevivência
Você consegue sobreviver em lugares selvagens, consegue encontrar abrigo para
você e seus amigos as variações de seu terreno como os animais às plantas entre
outros, mas não com muita precisão. Aqui está algumas opções de terrenos que
podem ser escolhidas: (Ártico, Florestas, Planícies, Desertos, Montanhas,
Cavernas...).11 habilidade