Quando por exemplo vc usar um jutsu e o seu oponente usar um tmbm e os dois se chocarem o jutsu que ira vencer será o que tira mais PC ou PV ex:
Ninja 1-Katon - Goukakyuu no Jutsu
(tira 30 PC ou PV)
Ninja 2-Mizurappa
(Suiton: Mizurappa(Libertação da Água: Ondas de Caos)O Ninja libera água pela boca e a lança no oponente como uma esfera.
(tira 25 PC ou PV)
nesse caso mesmo que agua seja mais forte que fogo o jutsu usado Katon - Goukakyuu no Jutsu tira mais do que o Mizurappa então o katon iria ganhare afetar o inimigo tirando 30 PC ou PV dele.
Um exemplo comum é a utilizaçao do Chidori ele mata na hora se acertar o inimigo ele não tem muito de tirar PC ou PV então para saber se vc desvia ou não dele foi colocado que se vc tiver mais agilidade que o usuario desse jutsu vc poderá desviar se ele for mais rapido que vc ira acabar sendo acertado pelo jutsu e outros jutsu tmbm seram assim alguns que dependem do toque para vc acabar o recebendo tera que ver se vc é ou não mais rapido para poder desviar a tempo do golpe se vc tiver no maximo um diferença de 10 pontos na agilidade vc pode desviar seu ponto vital para não morrer se for abaixo dessa diferença o golpe acertará em cheio dependendo da vontade do usuario.